terça-feira, 17 de abril de 2012

Diário de Viagem – Turismo

Em Londres o turismo é uma preocupação primordial. É fácil se locomover, é fácil achar os pontos turísticos, tem placas espalhadas por todos os cantos, mapas em cada estação de metrô e parada de ônibus, as vezes, indicações em mais de uma língua.

Tudo isso mostra uma cidade que está se preparando para receber os jogos olímpicos, que começam no dia 27 de julho, e que se preocupa em fazer com que o turista se sinta bem aqui.

É incrível a diferença entre uma cidade que se valoriza, e uma que não dá muita atenção a isso. Propaganda. Essa é a palavra certa. Cada esquina tem um mapa com os principais pontos turísticos da cidade.

Todos os dias, visito algum ponto turístico da cidade ou algum lugar interessante. Cada um desses lugares tem, na saída, uma loja com “quinquilharias” para comprar. E, diga-se de passagem, estão sempre cheias. Os turistas adoram.

O raciocínio é lógico: a pessoa entra em determinado lugar, faz uma visita guiada que conta todos os pontos importantes, emocionais e históricos do local, se sensibiliza e na saída, compra. Os produtos são caros e nem por isso de boa qualidade. Por exemplo, uma caixinha de chá inglês que ali custa oito pounds, em outro Market qualquer, a mesma caixinha vai custar no máximo seis.

A maioria dos museus são pagos. E não são muito baratos não. O mais barato que paguei foi cinco pounds. Na maioria das vezes, no valor está incluso o fone com a visita guiada, onde podemos andar pelo local no nosso tempo, independentemente de guia ou grupo, o que é bem melhor.

É claro que se juntar tudo que já gastei só em museus dá uma quantia razoável, mas acho isso interessante porque é uma maneira de manter o espaço vivo, limpo e bem cuidado. Só entra ali quem realmente quer conhecer e saber sobre aquela determinada história.

E não tem aquele papo de que cobrando o povo não vai. Está tudo sempre cheio, independente do dia da semana, sempre tem gente transitando nos lugares mais famosos de Londres.

Definitivamente nós, brasileiros, não sabemos nos vender. Com tantas coisas lindas no nosso país para serem mostradas, a única coisa que os estrangeiros sabem sobre nós é “Pelé, Ronaldinho e samba”. Parece mentira, mas é a mais pura verdade.

2014 está chegando e temos muito o que aprender! A começar pela propaganda de nós mesmos. 

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