segunda-feira, 30 de abril de 2012

Diário de Viagem – Profissão: trabalhador de rua


Nunca vi um lugar com tanta gente trabalhando na rua como Londres. É gente fazendo malabarismo, estátua viva, fantasia de personagem, gente dançando hip hop, fazendo bolha de sabão, mágica, gente cantando e tocando instrumentos então é o que mais tem.

E não é difícil encontrar coisas de qualidade não, pelo contrário. Se eu fosse dar uma moeda para cada um que achei legal, eu ia à falência.

E sabe que tem gente que faz isso há anos? Gente que sustenta a família e que não ganha pouco não, só fazendo apresentações na rua. Conversei com um malabarista depois do show e ele me disse que colocou os dois filhos na faculdade e pagou toda a escola dos guris com o dinheiro que ganha na rua. Disse também que adora o que faz e que não trocaria esse trabalho por nenhum outro, porque ali ele tem contato com as pessoas, escuta o retorno, as risadas, e se sente satisfeito e feliz.
 
Interessante o jeito que eles veem esse tipo de trabalho. A grande maioria, faz uma super produção, com amplificadores, cenários, roupas diferentes, equipamentos, tudo para fazer as pessoas que estão passando perceberem que aquilo ali não é só mais um “showzinho”, é um “show” de verdade e que tem que ser respeitado. Se você parou, viu, riu, se divertiu, nada mais justo do que pagar por isso. E a grande maioria das pessoas paga. Uma moeda, não importa o valor, já é suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário