sexta-feira, 27 de abril de 2012

Diário de Viagem – A palavra é... ADAPTAÇÃO


Antes de viajar, li uma frase de um autor que não costumo ler, Paulo Coelho. Confesso que nunca li um livro inteiro, mas estava lendo um de crônicas sobre viagens onde ele escreveu a seguinte frase:

“Seus referenciais mudam e você passa a depender dos outros. É preciso reduzir tudo, da roupa às exigências. Isso ajuda a perceber que a vida é simples. Longe do conforto do conhecido, tudo vira lar”.

Verdade. A mais pura verdade!

Uma experiência como essa que estou vivendo transforma completamente a maneira de ver o mundo. Percebemos que ele é muito maior do que parece ou do que conhecemos. Percebemos que é preciso mudar algumas coisas em nós mesmos para receber o novo, o diferente. Aprendemos a fazer coisas que nunca fizemos antes. Colocamos em prática toda a educação que temos e lembramos de coisas que ouvimos há muito tempo atrás. Comemos aquilo que nunca imaginamos e mudamos alguns conceitos pessoais. Aprendemos que a palavra ‘nunca’ pode ser substituída facilmente pelo ‘talvez’ ou ‘quem sabe’.

Sair da zona de conforto dá medo, intimida, assusta, mas não dói. Talvez no começo doa um pouco, mas logo passa e a gente aprende a fazer aquilo que nossos ancestrais sempre fizeram: se adaptar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário