terça-feira, 7 de maio de 2013

Voltei... De novo!

Hoje faz exatamente um ano que coloquei meus pés de novo em Porto Alegre. Cheguei de Londres!

Lembro da emoção de quando o avião pousou no aeroporto e eu só conseguia pensar em ver os meus novamente. Chorei!
A minha vontade agora é chorar. Lembrar das coisas que se passaram por lá é tão emocionante, parece que vivo tudo mais uma vez.

Hoje, fazendo essa reflexão, fiquei pensando nos lugares que visitei e quais eu visitaria de novo se pudesse...
Acho que um deles seria a Tower of London (Torre de Londres). Poucos lugares conseguiram me transportar para uma época tão específica como esse. Não tem como não se sentir em um feudo da idade média. O ar que se respira ali é diferente, cada pedra tem uma história, cada canto do castelo abrigou reis, rainhas, princesas, prisioneiros, camponeses... Impossível de esquecer.

 
Outro lugar que tem esse poder é a Tower Bridge. Vale subir e ver Londres todinha lá de cima. É uma obra magnífica de engenharia e até eu, que não sou uma grande interessada pelo assunto fiquei boquiaberta ao saber que tudo ainda funciona como antigamente e praticamente com os mesmos sistemas hidráulicos.

 
Para quem se importa com religião e curte (como eu) visitar igrejas e templos sempre que viaja, a Westminster Abbey (Abadia de Westminster) é parada obrigatória. Quando estamos longe de casa e a saudade bate, procurar abrigo em Deus é a melhor saída. Além de ter túmulos de reis, rainhas e personalidades como Isaac Newton e Charles Darwin, o que mais me chamou atenção foi quanto pedem que todos os presentes parem o que estão fazendo, fiquem em silêncio e participem de uma oração. Isso acontece de hora em hora. Foi um dos momentos mais emocionantes pra mim. Sentei em um banco da igreja e fiquei ali, rezando, lembrando, sentindo, pensando.  

 
Londres é uma cidade grande, muito bonita, que mistura o antigo com o novo, que cultiva, preserva e se orgulha da sua história. Os parques de Londres são outro exemplo de preservação, limpeza e beleza. É possível ficar um dia inteiro apreciando as belezas do Hyde Park, por exemplo. Além de ser muito grande e movimentado, é lindo. Lago, animais soltos, pessoas andando de bicicleta, patinete (sim, lá o patinete é um meio de transporte comum para pequenas distâncias) ou a cavalo. Mas a minha paixão foram os esquilos. Eles são fofos, não tem medo de gente e chegam bem pertinho se você tiver qualquer coisa de comer nas mãos.


E além de tudo isso, o que ficou pra mim, foi a experiência e as amizades que fiz por lá. Uma delas, talvez a mais importante, é com a suíça Christa. Como é incrível o poder que as circunstâncias tem de unir as pessoas. Passeamos muito juntas, nos divertimos pra caramba, ficamos amigas de verdade e choramos feito duas crianças na hora da despedida.


Hoje, fica a saudade de tudo isso, da cidade, da experiência, dos sufocos, da minha amiga, da liberdade...
Valeu! Um ano depois de ter voltado, eu posso dizer que faria tudo de novo, exatamente igualzinho. Agora, só posso dizer uma coisa: “Londres, um dia a gente se vê de novo!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário