quarta-feira, 22 de maio de 2013

Conceitos confusos

Foto: G1

Nosso brasil brasileiro não é mole!!

Uma pernambucana de 40 anos, que fala cinco idiomas (CINCO) e é formada em contabilidade,  foi descoberta fazendo faxina no Mercado Central de Belo Horizonte. Pode?! Ela, que morou sete anos na Holanda e ficou desempregada durante oito meses aqui no Brasil, disse que omitiu algumas informações no currículo para conseguir a vaga de faxineira.

“Eu preenchi a ficha, mas menti as informações, por medo. Falei que tinha só a 8ª série, que tinha básico de contabilidade, que tinha feito um curso.”

Pode isso?? Que país é esse em que a pessoa se vê obrigada a tomar atitudes como essas para conseguir um emprego?

Já parou pra dar uma olhadinha nos classificados? Para qualquer vaga, eu disse qualquer vaga, é preciso ter o ensino médio completo. Desde frentista de posto de gasolina e gari até arrumadeira e faxineira. Ok. Mas se aparece alguém com inglês fluente, formada em sei-lá-o-que e o empregador não aceita porque é muito qualificado.  

A pessoa ter que omitir coisas que não se pode esconder por muito tempo porque se disser a verdade é capaz de ouvir algo do tipo: “Você é muito qualificada para esse cargo”. A pessoa quer trabalhar, ela sabe que é qualificada para fazer mais, mas não consegue uma vaga a sua altura, então ela aceita a realidade, fica na fila do emprego por horas e na hora de entregar o currículo, decide mentir (ou omitir que dá na mesma).

Esses valores confusos que só funcionam quando é conveniente para alguém me dão nos nervos.

Na reportagem a moça conta toda a sua história e hoje foi “promovida” a agente de turismo e recebe os gringos que passam pelo Mercado.

É por essas e outras que eu sou um pouco contra os métodos que se aplicam em entrevistas de emprego onde ganha quem estiver mais calmo e souber dizer exatamente aquilo que o entrevistador está querendo ouvir. Mas isso fica pra outro post. 

Ah... Vale lembrar que existe um projeto de lei que diz que mentir sobre o currículo é crime. Mas será que o projeto também prevê punição para quem omite alguns tópicos? Nossa amiga que se cuide né... Numa dessas pode até responder processo... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário