quarta-feira, 8 de maio de 2013

Desemprego?!?!?

Saiu um estudo da Organização Internacional do Trabalho que foi carinhosamente chamado de "Tendências mundiais do emprego juvenil 2013 – Uma geração em perigo" e diz que o desemprego hoje atinge 73,4 milhões de jovens no mundo.

Legal né? Só que não!
O que foi que fizeram com a nossa geração? Nós, jovens desempregados, estamos à beira de um ataque de nervos. Será que ninguém percebe isso?

Além de toda a questão econômica e da falta de mão de obra qualificada no mercado, existem outras questões...
Sim, a nossa geração está em perigo. Mas ela também está qualificada e insatisfeita. O número de jovens que se forma em uma profissão que não tem certeza que quer seguir é grande, o que só aumenta o nível de insatisfação com o passar do tempo. E pior... A sensação de perda de tempo que vem junto.

A verdade é que não tivemos tempo para pensar no que realmente gostamos, em coisas que nos dão prazer. Fomos preparados para estudar, estudar, estudar e passar em uma universidade federal de qualidade (ou não). Mas ninguém se deu conta de que antes de fazer o vestibular, é preciso escolher a carreira que vamos seguir.
Agora me diz... Um adolescente de 15, 16, 17 anos, já tem condições de saber qual a profissão que seguir pro resto da vida?

Alguns podem dizer que é um pouco dramático isso, que todo mundo pode voltar atrás e cursar uma nova faculdade, enfim... Concordo. Mas daí meu amigo, alguns vão dizer pra você que já tá na hora de começar a ganhar dinheiro (sim, porque parece que isso é a coisa mais importante hoje) e outros vão dizer que você vai estar jogando fora todos os anos que passou na faculdade, sem contar o dinheiro (para quem não teve a alegria de passar em uma federal).
Tem noção da ansiedade que isso causa na cabeça de uma pessoa?

Se o nosso sistema de educação fosse um pouco mais maleável e permitisse que uma criança que curte música desde pequena decidisse investir nisso e se tornasse um grande nome na área ou uma menina que adora dançar não fosse obrigada a escolher uma profissão “decente” só pensando no dinheiro e investisse no estudo e qualificação da dança, eu garanto que teríamos muitos artistas realizados e muito menos profissionais insatisfeitos.  
Um trabalho que traga realização profissional e pessoal. É isso que a nossa geração está buscando.  Difícil sim. Impossível não! Vamos continuar tentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário