quinta-feira, 15 de março de 2012

Diário de Viagem – Transporte Público


Á primeira vista parece muito complicado de entender...



Mas... depois de conhecer e dominar (um pouco) o transporte público em Londres, eu só posso sentir pena dos estrangeiros que vão pro Brasil, principalmente Porto Alegre (porque é a minha cidade).

É definitivamente impossível se perder em Londres. Em todos os lugares tem placas indicativas com nome da estação, placas direcionais para todos os lados dizendo o local de cada linha, mapas e mais mapas distribuídos dentro da estação, dentro dos trens, placares luminosos que avisam quanto tempo cada trem vai demorar (e acredite, não falha nunca)... Basta ter um pouquinho de boa vontade pra entender como funciona.

Quanto aos ônibus, a mesma coisa, muitas estações, cada uma com o nome e o roteiro de cada ônibus que passa ali, placar eletrônico com o tempo de espera, tudo coisa básica para o turista se encontrar.

Isso tudo sem falar no tal cartão que integra tudo. Com ele você pode andar de ônibus e trem quantas vezes quiser por dia. É caro, mas vale a pena, o transporte é de qualidade, rápido e apesar de cheio, ainda não vi movimento como o do R10 às 18h.  

Fico pensando no pobre turista que vai visitar Porto Alegre. Se muitas vezes nós, nativos, não sabemos como chegar a determinado lugar de ônibus, como é que o coitado perdido vai descobrir? Sem contar a demora, o desconforto, a quantidade de pessoas que lotam os ônibus todos os dias nos horários de “pico”. Complicado...

Espero que o nosso metro venha logo e um dia eu possa ter orgulho de dizer que o nosso transporte público é tão bom quanto o de Londres.

Sonhar não custa nada... 

2 comentários:

  1. Viu, viu, eu te disse que o metro era MARA!!! hehe
    Triste é a realidade do transporte público por aqui...mas vamos ver se o tal metro sai de uma vez aqui em Porto né?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Heheheheh!!! Mara é pouco... Esse metro é tudo!!!
    Sem comentários pro nosso atraso em termos de transporte público.

    ResponderExcluir