sábado, 31 de março de 2012

Diário de Viagem – Tudo começa e acaba cedo

É incrível como a diferença cultural está nas pequenas coisas. Aqui em Londres, parece que tudo começa e termina cedo. Até eu, que sou uma pessoa extremamente noturna, acho que estou me adaptando, e quem sabe até gostando, dessa vida regrada, certinha, britânica.

Pra começar, quero deixar bem claro que estou falando aqui de lugares em geral, não dos “points” da cidade. Londres, como toda boa capital cosmopolita tem seus lugares que nunca dormem como “Piccadilly Circus” e “Soho”.

O primeiro choque foi quando cheguei na casa. Na lista de regras (sim, tem uma lista de regras) um dos tópicos era o horário da janta, às 19h. No Brasil, às 19h eu nem pensava em comer, não tinha fome. A janta sai mais ou menos às 21h. Ok! Regras são regras e me adaptei. Por mais incrível que possa parecer, eu, hoje, totalmente adaptada a essa rotina, se não janto às 19h, já estou morrendo de fome e com a barriga roncando alto.

Aqui o metrô funciona até a meia noite, depois disso só de ônibus. Eu particularmente, não sei andar de ônibus ainda e acho que não sou a única, porque quando chega perto desse horário, os Pubs começam a esvaziar, o pessoal começa a ir embora e lá pela meia noite, já está tudo fechando. As ruas ficam vazias.

Dorme-se cedo em Londres. Na minha casa, às 22h, já não se escuta um barulhinho sequer. Estão todos no berço.

Cada dia que passa, fico mais encantada com essas diferenças culturais. É um aprendizado diário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário