terça-feira, 27 de março de 2012

Diário de Viagem – Frieza Britânica

Quando se fala nos ingleses, a primeira coisa que vem à cabeça é que são um povo muito fechado, frio, que não gosta de papo com desconhecidos.

Não conheço muitos britânicos. Talvez porque, embora esteja em Londres, convivo com gente de todos os lugares do mundo, menos os próprios. Os poucos que conheço, professores e filhos da dona da casa, não me parecem assim tão frios como se pensa.

É claro, é muito difícil conhecer pessoas na rua. Aqui ninguém tá muito aberto para o papo casual, ninguém fala do tempo no metrô por exemplo. É cada um na sua e pronto. No entanto, todas as vezes que precisei de alguma informação fui prontamente atendida e com muita gentileza, mesmo quando não entendia e eles tinham que repetir, sempre fui tratada do mesmo jeito.

Domingo fui visitar um lugar chamado “Kensington Gardens”. O dia estava maravilhoso, todo mundo saiu de casa para aproveitar o sol que, ultimamente, tem brilhado constantemente aqui em Londres.

Caminhei pelos gramados, entre as pessoas e tirei muitas fotos. Me chamou atenção um senhor que estava por ali alimentando os patos na beira do lago. Ele chamava e os bichos vinham comer na mão dele. Me aproximei pra tirar algumas fotos e me surpreendi quando ele puxou assunto comigo.

Conversamos um pouco e ele perguntou de onde eu era. Disse que era brasileira e daí sim que o senhor soltou a língua. Falou de futebol, economia, meio ambiente, tudo que veio a cabeça. Me convidou pra tomar um café, mas como eu, como toda boa brasileira sou meio desconfiada, agradeci e recusei. Continuamos conversando mais um pouco enquanto terminávamos o trajeto, nos despedimos e seguiu cada um pro seu lado. Não sei o nome dele e ele não sabe o meu. Não nos apresentamos, apenas conversamos. Bom pra ele que parecia um pouco carente de pessoas, bom pra mim que pude praticar um pouco meu inglês com um nativo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário