quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Meu Deus (adaptado de uma carta escrita para minha irmã em 1999)

Partindo de mim pode parecer estranho, em especial para quem não me conhece, o que escrevo agora.
Vou falar de Deus: o meu Deus.
Para muitos ele pode até parecer que não existe, mas eu o tenho e acho que é igual ao de todos. Apenas é discreto e se manifesta de forma diferente daquela convencional.
Sei também que muitos vêem o meu Deus. Podem achá-lo um pouco estranho, mas o reconhecem e o aceitam. Outros apenas o criticam.
Alguns querem vê-lo a qualquer custo, mas ele é sutil e só se mostra por metáforas como o Deus de todo mundo.
Meu Deus toca por Mozart e canta por Cartola, Chico, Noel, Lupicínio, Cazuza e muitos outros.
Frequenta os bares da boemia, fica até tarde e vai dormir na rua com as crianças abandonadas.
É incapaz de castigar mesmo às piores faltas.
Não julga nem quer ser temido. Quer ser amado.
Não condena, não cobra, não assusta, não abandona.
Ama incondicionalmente.
Ele ensina e pede sempre que nos lembremos que o inferno não foi criação dele e que, portanto, para ele não existe.
Ele quer que o amor prevaleça, em todas as suas formas, sobre todas as coisas.
Ele pede que eu chore meus mortos, mas é para que eu me lembre de aproveitar mais meus vivos.
Ele está sempre comigo até mesmo nos momentos em que eu o nego.
Sorri quando eu acerto e chora quando eu erro e, assim, vai me mostrando para onde estou caminhando.
É ele quem me dá coragem para tomar as decisões duras e quem me protege quando o mundo vai desabar, mesmo que eu não queira ou peça.
É ele quem não deixa eu me afastar de uma missão que nem eu mesmo sei qual é. E por isso eu vou indo, tentando, caindo, levantando e conseguindo levar a vida.
Meu Deus faz da ausência a presença porque me sintoniza no coração.
Coração que aliás ele protegeu com a capa de pedra para evitar que sua fragilidade fosse um alvo muito fácil.
Meu Deus é hereditário e se aperfeiçoa na Terra a cada geração. Por isso é imortal.
Meus Deus viveu ontem, vive hoje e viverá amanhã.
Ele me diz que ontem "já era", que o amanhã só ele sabe e quer que eu viva o hoje, que eu me arrependa apenas do que eu não fiz e que esqueça o que fiz de errado para não sofrer. Mas quer também quer que eu não repita os erros. Apesar disso tolerará as reincidências porque sabe que eu sou imperfeito.
Ele ri dos meus mitos como um pai ri da inexperiência de seus filhos.
Ele sente não poder transmitir mais claramente o que é certo e o que é errado pois não quer nos dirigir.
Então ele sofre calado por não enxergarmos.
Se for preciso ele bate, mas acariciando, e acaricia, batendo, para mostrar que o livre-arbítrio foi um presente que deve ser usado com bom-senso.
Meu Deus quer que eu fale dele e nele, mas prefere os gestos às palavras.
Ele sabe que as palavras ferem e às vezes afastam.
Os gestos ensinam, são mais eloqüentes e não são esquecidos depois de serem percebidos.
Ele respeita o fato de eu não saber falar e aceita se eu só gesticular.
Meu Deus é assim, e muito mais do que tudo isto, é indescritível.
Só pode ser sentido. Mas é real e vivo. Ele está aqui comigo e também está com vocês, como eu neste momento.
Vocês o devem estar vendo agora. Talvez um pouco mais claro.
Seu Deus pode ser um pouco diferente na forma, mas não na essência. Eu sei.
Não importa. O importante é sentí-lo e reconhecê-lo, em tudo e em todos, pois ele está lá e também gosta de ser reconhecido.
Ele é o mesmo para todos e quer todos sempre juntos, a despeito de tudo.
Ele também é paciente e sábio.
Esperou até aqui para me fazer tomar coragem de escrever para todos, no espaço da minha Gabi, uma mensagem visível ao mundo inteiro.
Um grande beijo para vocês. Abracem a todos os seus entes queridos, por mim e pelo meu Deus . Ele me mandou lhes pedir.
De alguém que, a sua maneira, reza por por todos nós.

Júnior.

Um comentário:

  1. Me perguntas-te o que eu achei do texto... Como sabes, eu já o conhecia, e já achava lindo desde a primeira vez que li.
    Fico feliz que essa "coragem" (como disseste), tenha vindo e que eu tenha alguma parte nisso, mesmo que pequena.
    Com toda certeza este blog vai ficar muito mais rico com a tua participação.
    Te amo!!

    ResponderExcluir