terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Lição de Natal




Final de ano é muita correria... Faz lista de presentes, vai no shopping, procura, não encontra, conta o dinheiro, procura mais, experimenta, enfrenta fila, paga, entra em outra loja, mais fila, sacolas e sacolas... 

A correria é tanta que às vezes esquecemos de olhar pro lado...

Lá em casa, tínhamos o costume de fazer uma limpeza nos brinquedos nessa época do ano. Era uma briga só... A mãe querendo se desfazer de brinquedos já sem utilidade pra nós e nós batendo o pé e dizendo que ainda brincávamos com ele...

Todos os brinquedos iam para uma sacolona (alguns iam sem a nossa “permissão”) que ficava dentro do carro e, depois, eram distribuídos para crianças de rua.

Lembro que em um dos Natais enchemos o porta malas do carro de brinquedos e paramos perto do Inter (eu devia ter uns 5 ou 6 anos, mas lembro como se fosse agora). Quando o pai abriu o carro, tinha criança saindo por tudo que era lado, elas se multiplicavam. De repente, estávamos rodeados de crianças, homens, mulheres, idosos, grávidas...

A cena que mais me chocou naquele dia, foi que, de dentro do carro, vi um menino sair correndo de dentro de um bueiro e vir até nós. De dentro do bueiro!!

Naquele momento, eu, com 5 ou 6 anos, me senti muito culpada por ter ganhado tantos presentes e mais ainda, por não querer me desfazer dos meus...

Hoje, não somos mais crianças e nossa casa não tem mais brinquedos... Mas a lição ficou pra sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário