sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Curitiba x Porto Alegre

É impossível visitar ou morar em uma cidade diferente e não fazer comparações. Aliás, essa é a coisa mais gostosa de conhecer outro lugar, perceber as pequenas e grandes diferenças que podem haver entre culturas.

Curitiba e Porto Alegre, embora sejam cidade próximas (600 km aproximadamente), são muito diferentes culturalmente.

Não vou citar todas porque são muitas, mas algumas, valem a pena ser destacadas...

- Gastronomia: em Curitiba a gastronomia é super desenvolvida (comparando a Porto Alegre).  A começar pela decoração. Em qualquer barzinho, boteco ou restaurante vê-se que o ambiente foi pensado em cada detalhe, desde as cores, objetos, móveis, enfim... Outro diferencial é o conceito. Cada lugar tem o seu conceito seja uma padaria que só faz pães artesanais, não utiliza farinha branca em nenhuma das receitas e só abre das 16h às 20h ou um café totalmente inspirado em New York que te transporta ao ambiente e serve o melhor cheesecake que já comi na vida. Fato: os curitibanos sabem comer bem e tem muitas opções maravilhosas para quem quer fazer uma orgia gastronômica. De fato, toda essa experiência tem um custo. O preço, comparando, é mais alto. O atendimento também muitas vezes deixou a desejar.

- Vocabulário: pra mim, essa é a parte mais divertida quando viajamos pelo Brasil! Ouvir alguém dizer que vai descascar uma mimosa te faz pensar em que?? Com certeza não é em bergamota ou tangerina. Aqui no sul, o semáforo é sinaleira, lá vira homem e se chama sinaleiro. A padaria fica chique e vira panificadora. Uma torrada de cacetinho com presunto e queijo vira um prensado de pão francês com queijo e presunto. Lomba é uma coisa que não existe e o viaduto pra eles se chama elevado. Sabe pão de sanduíche?? Lá é broa. Broa pra mim é aquela de polvilho, mas tudo bem... Mas o mais esquisito é o penal. Sério!! Penal é estojo. Aquele de guardar lápis, borracha e caneta sabe? Quando me falaram “pega o penal”, fiquei com aquela cara de quem acaba de ouvir um alemão falando.

- Pessoas:  existe um senso comum de que o curitibano é mais individualista, fechado, antipático, curitiboca, como eles dizem. Adoraria dizer que não é verdade, mas infelizmente, a imensa maioria deles é assim. É claro que cruzei com algumas exceções, pessoas ótimas, comunicativas, faladoras, mas no geral... Uma das minhas maiores crises em Curitiba, foi quando, depois de um mês morando no mesmo prédio, me dei conta que os porteiros sequer me davam bom dia, boa noite, boa tarde. Nem um oizinho, um resmungo que fosse pra responder ao meu cumprimento. Sabe aquela coisa básica de sorrir ou acenar para o vizinho quando encontra no hall do condomínio? Não existe. É triste, mas é verdade. E os próprios curitibanos sabem e comentam o assunto. Esse vídeo exemplifica exatamente o que eu quero dizer...

- Trânsito: esse é um tópico que me chocou. O trânsito de Curitiba é extremamente mais organizado do que em Porto Alegre. Parar em um cruzamento, nunca! Respeitam os sinais, as preferenciais... Mas como nem tudo são flores... É só ver um pedestre atravessando a rua que eles já começam a acelerar, como se fosse divertido ver a pobre criatura dar aquela corridinha tosca e desesperada pra chegar do outro lado da rua. E como dirigem rápido e grudados na bunda do carro da frente. Perdi a conta de quantas batidas vi pela rua. Coisas bobas que viram acidentes feios e poderiam ser evitados se não andassem tão perto um do outro.  

Curitiba vai deixar saudade, principalmente pela experiência e pelas pessoas que conheci e que fizeram parte da minha rotina curitibana e fizeram com que eu me sentisse, nem que fosse um pouquinho, em casa. Não posso negar que voltei um pouco curitiboca também. É impossível visitar a cidade e voltar sem trazer um pouco dela dentro de mim.

16 comentários:

  1. Eu morei em Curitiba por 2 anos e amo aquela cidade, agora estou no Canada, mas se eu voltar para o BR acredito q lah eh meu lugar! Adorei seu texto e ri mto com a parte do pedestre tentando atravessar a rua, kkkkk. Ja aconteceu mto comigo !!!

    ResponderExcluir
  2. Sou de Porto Alegre e vivi em Curitiba por três anos, não via a hora de voltar pra POA, mas hoje sinto tanta falta de Curitiba que estou surpreso. A primeira diferença é a limpeza da cidade, as ruas organizadas os parques sempre limpos floridos. A facilidade de se locomover por toda a cidade.
    Os curitibanos são sim mais fechados, mas infinitamente mais educados, infelizmente quando se retorna para Poa isso fica mais evidente. Lá as pessoas não jogam lixo no chão, não destroem floreiras, não urinam nas ruas.
    Enfim, se prepare para muitas vezes olhar para coisas erradas em Porto Alegre e automaticamente se questionar: "Por que não fazem igual em Curitiba?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer!
      Com certeza a comparação é inevitável! Morei dois meses em Londres e também fiz vários posts com essas comparações. O fato é que sempre vamos ver coisas muito melhores em outros lugares, mas também algumas bem piores não é verdade??
      Abraço!!!

      Excluir
  3. Adoreeei, só não consegui ver o vídeo :(

    ResponderExcluir
  4. Não consegui ver o video, as gostei do relato rs

    ResponderExcluir
  5. Muito legal. Gosto de Poa pelo estereótipo tradicionalista que vive em torno dessa cidade. Mas Curitiba me parece ser bem mais organizada. Enfim, bem interessante seu texto :-)

    ResponderExcluir
  6. Curiniba é cidade de metido a besta, a grande poa é muito maior é uma cidadega wandergraud as mulheres são lindas é mais rica que Curitiba e tem dois campeões do mundo inter e gremio ,Curitiba toda arrumaninha povinho metido nunca será uma porto alegre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com cidadão Porto Alegre é maior e melhor.

      Excluir
    2. Porto Alegre um acumulo de lixo e pessoas totalmente sem educação.
      Prefiro a minha cidade arrumadinha, com mulheres "feias" e sem dois "campeões" kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

      Excluir
  7. Curiniba é cidade de metido a besta, a grande poa é muito maior é uma cidadega wandergraud as mulheres são lindas é mais rica que Curitiba e tem dois campeões do mundo inter e gremio ,Curitiba toda arrumaninha povinho metido nunca será uma porto alegre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis a diferença amigo,educacao obrigada.

      Excluir
    2. O povo de Porto Alegre é muito mais simpático e a cidade é mais cosmopolita

      Excluir
  8. Sai dai idiota. Ninguém ta falando de futebol seu demente

    ResponderExcluir
  9. Engraçado ler este texto em 2020. Moro em Curitiba há 4 anos e muita coisa mudou. Mas a cidade continua organizada, muito mais que em 2014, com muito mais opções gastronômicas e muito mais cosmopolita. Conheço gente de todo canto aqui e uns 3 ou 4 Curitibanos hahahaha. Um paulista de coração paranaense.

    ResponderExcluir