segunda-feira, 17 de junho de 2013

Acordamos!



Nessa última semana, nosso país foi marcado por manifestações violentas que mais retratavam uma guerra do que os pacíficos protestos que realmente tinham a intenção de ser. Guerra no Brasil?? Um país tão pacífico, tão festeiro, com um povo tão alegre e feliz? Sim!

A banda foi pra rua e o coro gritou “O POVO ACORDOU!”. E acordou mesmo. Está provando para os políticos corruptos e incompetentes do nosso país que não é só cumprir à risca a política do pão e circo pro povo calar a boca. Não basta mais colocar futebol e mulher pelada na TV pro povo deixar a safadeza rolar solta no congresso.


Se enganou quem achou que trazer a copa do mundo para o Brasil era a grande oportunidade de fechar negócios e “resolver” problemas que se arrastam há anos já que o povo estaria distraído com os jogos.

A Copa das Confederações mal começou e nós, o povo, estamos mostrando que temos voz e que vamos sim falar e falar alto! Demorou mas aprendemos que a nossa arma é maior, a nossa voz fala mais alto. 


Uma pena que em meio a protestantes pacíficos existam pessoas cujo único objetivo é manchar a legitimidade do processo e fazer baderna e bagunça. Mas nós não vamos deixar que esses poucos falem por nós. Quem vandaliza não nos representa!

Vandalismo? Não! Violência? Também não! Nem do povo nem da polícia.


A reportagem abaixo é da Folha e mostra uma visão clara do que foram os protestos. Das muitas que li e vi nessa semana, é, sem dúvida, uma das melhores. Minha alma jornalística não me deixa parar de pensar se o posicionamento da empresa seria o mesmo se uma jornalista da equipe que cobria o protesto não tivesse sido atingida no olho por uma bala de borracha.


Nós, imprensa, temos o dever de relatar o que aconteceu nesse campo de guerra que viraram as avenidas de São Paulo na última quinta-feira. Nós, povo, temos a obrigação de não desistir de lutar pelos nosso direitos e contra o que acreditamos que está errado.

O povo deixou de ser bobo. Graças à internet, não acreditamos piamente no que nos é transmitido pelas grandes emissoras de TV. Corremos atrás da informação, checamos e discutimos as ideias. Chega de jornalismo direcionado para a ignorância do povo. O povo reclama!


Sim! Nós queremos mais educação, escolas, saúde de qualidade e segurança. Não precisamos de mais estádios pagos com o nosso dinheiro que certamente vão se transformar em gigantescos elefantes brancos depois da Copa. De quem vai ser o problema depois que as lentes internacionais não estiverem mais voltadas pra nós?


Deixamos o “deitado eternamente em berço esplêndido” e adotamos o “verás que um filho teu não foge à luta”. Vamos defender o nosso país dessa minoria que nos domina. Porque o povo quando se junta tem força maior que a de um exército. Não existem balas suficientes para ferir toda a nação.


Que assim seja, até o fim!


Fotos desse post: Drago/SelvaSP 

Um comentário: