sexta-feira, 20 de julho de 2012

Vai que...


Sempre fui a primeira a falar que se as coisas não são melhores no Brasil, boa parte da culpa disso é dos brasileiros que adoram reclamar, mas fazer uma mobilização que é bom nada.
Acontece com muitos de nós, criticamos o sistema, ficamos com raiva, expomos nossas ideias para amigos, familiares, mas nada passa da porta de casa.

Indo para o trabalho esses dias, com o ônibus lotado (para começar bem o dia), fiquei pensando nisso. Quantas vezes já liguei para EPTC (órgão que fiscaliza o transporte público), reclamei, expliquei, aguardei soluções e nada, nem uma pequena melhora.

Antes eu me irritava, ficava indignada com a situação caótica do transporte coletivo em Porto Alegre, mas a única coisa que mudava era o meu humor. Já chegava irritada no trabalho e começava mal meu dia.

Cansada disso, resolvi mudar meu comportamento. Hoje eu pego ônibus e tento (sim, ainda tento) não me estressar. Meu próximo passo é comprar um carro, uma moto, uma bicicleta que seja, mas que me tire do tumulto e me leve com um pouco de conforto para casa ou trabalho.

Se isso me deixou mais feliz? Não, na verdade me sinto um pouco culpada porque vou colocar mais um veículo num trânsito que já está no limite do caótico. Me sinto triste porque sei que um transporte público de qualidade seria a solução para muitos problemas e eu adoraria usufruir de um. Mas... Como já diziam os sábios, é mais fácil mudar o nosso comportamento do que mudar os outros.

É triste ver que as nossas reclamações não dão em nada e que a alternativa que nos resta é o conformismo.

Mas como eu sou brasileira e não desisto nunca, enquanto tiver que me sujeitar a isso, vou divulgando o telefone para reclamações entre os passageiros que volta e meia reclamam dentro dos ônibus.

Vai que um dia muda...

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