quarta-feira, 11 de julho de 2012

Quando a ignorância mata a gentileza

A cena é mais ou menos assim: ônibus lotado, caroneiro sentado, senhora de pé. O cobrador gentil e caridoso ao ver a senhora de pé, pede educadamente que o caroneiro se levante e ceda o lugar para a senhora. O caroneiro na mesma hora corresponde ao pedido e dá o lugar.

Até aí nenhum problema. Tudo normal, lindo até. Difícil encontrar pessoas com tal nível de sensibilidade e percepção. Mas o que chocou não só a mim como aos passageiros que testemunharam a cena foi a reação agressiva da senhora.

“O senhor não precisava fazer isso moço! Eu podia ir em pé até a minha casa! Se eu quisesse sentar eu tinha pedido! Vou fazer uma reclamação!”

E assim ela foi discutindo com o cobrador por um longo tempo. Ele tentou se defender por um instante dizendo que só havia feito uma gentileza, e que o moço que cedeu lugar não estava pagando passagem, mas viu que era inútil e ficou quieto, apenas ouvindo os desabafos da senhora.

As palavras que ele disse depois que a passageira encrenqueira desceu do ônibus me fizeram entender porque falta tanta gentileza no mundo hoje...

“Pô! A gente é gentil e leva uma patada dessas... Agora já sei... Não vou mais ser gentil com ninguém!”

A ignorância de algumas pessoas é maior do que a bondade, generosidade, caridade e gentileza de outros. Ao invés de apenas agradecer e dizer que não precisava ou apenas sorrir, existem pessoas que adoram dar patada nos outros.

É... A ignorância mata a gentileza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário