segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Trabalho voluntário

Hoje faz exatamente três semanas que saí do meu trabalho. Sinto falta das pessoas, da correria, de ter uma ocupação (ou preocupação), sinto falta de fazer algo útil e, é claro, do dinheiro. Mas nessas três semanas, cuidei de mim, da minha saúde, fiz coisas que há muito não fazia como conversar com minha mãe, passear de tarde e por que não, ver o “vale a pena ver de novo” e a “sessão da tarde”?

Mas o fato, é que nesse meio tempo, resolvi retomar uma atividade que andava parada pela falta de tempo, o trabalho voluntário. Fui a Reunião de Conscientização da Parceiros Voluntários e dei o primeiro passo para voltar a trabalhar. Foi uma manhã que abriu meus olhos para algumas coisas que, com a correria do dia a dia, insistimos em esquecer. 
Quando se fala em voluntariado, vem à cabeça das pessoas a caridade, a doação de roupas, brinquedos e comida no Natal. O trabalho voluntário é muito mais que isso. É doar sim, mas doar o seu tempo, o seu conhecimento, a sua atenção e o seu talento para alguma causa, instituição ou pessoa.
Só quem já fez sabe como é bom, a satisfação e a alegria que a gente sente quando vê que está fazendo a nossa parte para mudar alguma coisa nesse nosso mundo que já anda falido de afeto e bondade. Não há dinheiro no mundo que pague!
Falta pra todos nós olhar para o lado e reconhecer que se existem pessoas passando por dificuldades, a responsabilidade também é nossa. Todo mundo pode transformar e criar a sociedade.
Eu sei que muita gente deve estar pensando que isso tudo é utopia, mas não é. Quem já se sentiu responsável pela mudança na vida de alguém sabe que não é. Sabe como é importante o trabalho “de formiga”.
É muito fácil passar na rua e fechar o vidro no sinal. Difícil é sair da zona de conforto (vulgo preguiça) e olhar para essas pessoas de um jeito diferente, sem preconceitos, sem julgamentos e mais: fazer alguma coisa para mudar isso.
Quem ainda não conhece e quer conhecer a Parceiros Voluntários é só clicar aqui e visitar o site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário