quarta-feira, 19 de agosto de 2009

AGOSTO: Mês do DESGOSTO

Ai meu pai!!!! Ô mesinho que tá demorando pra passar...

Algumas pessoas supersticiosas dizem que agosto é o mês do desgosto, o mês do cachorro louco, essas coisas. Confesso que eu nunca acreditei nisso, eu sempre achei agosto um mês até simpático, nada contra. Mas esse ano... Não sei o que houve, tudo que tinha que acontecer pra marcar o ano aconteceu em agosto (Ok, sem exageros... tudo não).

Por causa disso eu fui procurar a origem dessas superstições. Olha o que eu descobri...

Foram os romanos que deram ao oitavo mês do ano o nome de agosto em homenagem ao imperador César Augusto. Na época, o tal imperador estava conseguindo grandes vitórias e não queria ficar atrás do famoso Júlio César, cujo mês de Julho é em sua homenagem (Jura?? Bem que eu desconfiei!!!), e acabou decidindo que o “seu” mês também teria 31 dias.

Mas o mês começou a ser considerado azarento entre os romanos. Eles acreditavam que existia um dragão que andava pelo céu cuspindo fogo durante o mês de agosto. Muito tempo depois, descobriram que o tal “Dragão” dos romanos era a constelação de Leão, visível no hemisfério norte naquele período do ano.

Em Portugal o medo do mês de Agosto surgiu no período das grandes navegações, que duravam muitos meses e até anos. As mulheres portuguesas não casavam nunca no oitavo mês, porque era nessa época que os navios das expedições saíam à procura de novas terras. Casar em agosto significava ficar sozinha e às vezes sem lua-de-mel (Tadinhas!!!).

Na Argentina muitos deixam de lavar a cabeça em Agosto porque acreditam que isso chama a morte (Ecaa, que nojo!!! Eu prefiro a morte!!!).

Na África o dia 24 de Agosto é o chamado “dia em que o Diabo anda solto” – dia de todos os exús (medaaaa!!!).

Na França o mês é maldito porque no dia 24 do ano 1572, Catarina de Médici ordenou o massacre de São Batolomeu, matando milhares de pessoas.

Na Polônia, em 14 de Agosto de 1831 os poloneses foram derrotados pelos russos na Revolta de Varsóvia, que também matou muita gente.

No Marrocos, em 14 de Agosto de 1844 a França invadiu o país.

Em Cambodja, em 11 de Agosto de 1863 a França tomou a nação.

Na Alemanha, em três de agosto de 1932 Hitler assumiu o governo alemão após a morte de seu antecessor.

Na China, em oito de agosto de 1937 o Japão invadiu Pequim.

No Japão, nos dias seis e nove de agosto de 1945, as cidades de Hiroshima e Nagazaki foram destruídas por bombas atômicas. (Viu?!?!? Aqui se faz aqui se paga...)


Conclusão...

Historicamente falando, o mês é marcado por muitas revoltas, disputas, mortes, bombas, brigas e tudo mais. Mas também temos que ver o outro lado da coisa... Para a França, por exemplo (que invadiu Marrocos e Cambodja), agosto deve ser um mês ótimo. Para (alguns) maridos portugueses escalados nas navegações, deveria ser um alívio tirar umas férias de suas mulheres.

Coitado do agosto. Só porque ele é frio e azarento não quer dizer que seja de todo ruim. Impossível que os outros 11 meses do ano também não guardem suas histórias trágicas.

Enfim, tudo isso pra dizer que tudo na vida tem dois lados. E isso independe do mês, do ano, da estação ou do dia. Nós é que temos que mudar a nossa maneira de ver as coisas.

A partir de agora eu vou tentar ver essa porcaria de mês que não termina nunca, como a França. (Acho que não começamos muito bem...)

Xô baixo astral!!!! (Nossa, rolou uma coisa meio Xuxa aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário