sexta-feira, 31 de julho de 2009

Neurose

Hoje quando peguei o jornal a manchete da capa era a seguinte: “Maioria das escolas particulares também prolonga as férias”. Conclusão: a gripe A é mais uma vez capa dos jornais.
Sim, o caso é preocupante.

Embora algumas pessoas ainda não tenham se dado conta, é preocupante, e muito!

Eu lembro que no início se dizia que ela não ia chegar aqui, que não ia se espalhar, que nada de mais ia acontecer. Está aí o resultado! A cada hora que passa aumenta o número de mortes causadas pela nova gripe. Neste momento já são 67 vítimas e milhares (se não milhões) de brasileiros com o vírus.

A doença não poupa ninguém, idosos, crianças, adultos, gestantes, obesos, magros, ricos, pobres, todos nas mesmas filas quilométricas que lotam os hospitais aptos a tratar da pandemia.

Alguns especialistas já comparam a Gripe Suína de 2009 à Gripe Espanhola de 1918 que matou mais de 40 milhões de pessoas no mundo inteiro e infectou um terço da população mundial. A nova gripe começou em abril no México e hoje, início de agosto, já atinge praticamente todo o globo.

Eu sei que é assustador pra nós brasileiros, que pouco tivemos contato com desastres naturais, epidemias, terrorismos e etc., acreditarmos que isso realmente está acontecendo. Mas é a mais pura verdade.

Infelizmente, as pessoas só começam a acreditar nesse tipo de coisa quando ela está (muito) próxima. Todo mundo conhece alguém ou pelo menos sabe de alguém que está doente, seja no trabalho, na escola, na faculdade ou no condomínio.

Medidas estão sendo tomadas pelas autoridades para tentar frear o alastramento da gripe, a volta às aulas nas escolas e faculdades foram prorrogadas, os hospitais estão restringindo visitas, locais públicos como bancos e supermercados estão adotando máscaras para seus funcionários, eventos estão sendo adiados devido ao risco de proliferação do vírus, hospitais de campanha foram montados só para receber pacientes com sintomas da gripe...

O que mais me preocupa é que nada disso vai adiantar se coisas básicas como lavar bem e com frequência as mãos e colocar a mão na boca ao tossir ou espirrar não forem feitas. Nos ônibus, por exemplo, são tantas pessoas tossindo, espirrando e respirando o mesmo ar que é impossível não se contaminar se alguém ali dentro estiver com o vírus. Basta um espirro...

Já é possível ver nas ruas pessoas andando com máscaras, lenços amarrados no rosto, álcool para higienizar as mãos e outras coisas do tipo. Exagero ou não, entre o descaso e a neurose...

Acho que nesse momento eu prefiro ficar com a neurose...

Nenhum comentário:

Postar um comentário