quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

500 dias, e daí?


Faltam menos de 500 dias para a Copa do Mundo de Futebol aqui no Brasil. Será que Porto Alegre está preparada para receber os milhares de turistas que vão passar por aqui para torcer por seus times e aproveitar para conhecer a terra do samba e do futebol?

A nossa cidade é uma das melhores para se viver no Brasil. Bairrismo da minha parte ou não, Porto Alegre é considerada uma cidade provinciana com ares de metrópole. As pessoas são muito acolhedoras com os forasteiros, recebem de braços abertos e cuia na mão todos aqueles que se mostram interessados em conhecer melhor a nossa cultura. Quer ser mau recebido? É só chegar cheio de si, ignorando, desdenhando ou debochando da nossa cultura e pronto! Não tem coisa que o gaúcho preserve, cultive e valorize mais do que suas raízes.

Mas elogios à parte, nossa cidade está carente de estrutura turística. Fico preocupada quando penso nos turistas gringos desembarcando em Porto Alegre. Digo isso porque depois de morar em Londres, muitas coisas nesse sentido me chamaram atenção. Uma delas foi como eles valorizam a sua história. Não tem lugar onde não se encontre uma loja vendendo produtos com a cara da rainha estampada ou com a famosa bandeira azul e vermelha. Outra coisa é a facilidade de se locomover pela cidade através do transporte coletivo. Depois que se aprende a andar por lá, fica fácil.

Nosso sistema de transporte é confuso, não existem placas indicando o destino dos ônibus nem um sistema que informe qual a próxima parada. Seria difícil para uma pessoa que não fala a nossa língua andar pela cidade independentemente. Como se não bastasse isso, ainda tem o problema das inúmeras ruas de Porto Alegre que não tem placa com o nome e que são um problema, inclusive para nós gaúchos.

Está na hora da nossa cidade pensar em como vai receber e orientar essas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário