terça-feira, 30 de julho de 2013

O Papa é Pop

Não há mais o que dizer! Durante a jornada mundial da juventude ele deu muito mais do que as declarações que todos esperavam, ele deu exemplos. Um homem santo, um homem simples. Anel de ouro, carro importado, papa-móvel blindado, apartamento de luxo, sapatos vermelhos, milhares de seguranças e roupas bordadas com fios de ouro foram substituídos pela mais pura simplicidade e pelo contato direto com o povo. É o mínimo que se espera de uma pessoa tão importante e tão influente como o Papa.

O fato é que nosso Papa (sim, Francisco ganhou a honra de ser considerado nosso) falou o que muitos católicos não praticantes como eu esperavam ouvir. A igreja precisa de reformas!

Confesso que ouvindo os discursos do Papa me deu vontade de me juntar aos três milhões e meio de pessoas que lotaram a praia de Copacabana no domingo.

Há muitos anos não vou à igreja regularmente. Não me considero menos crente ou menos católica por causa disso. Não rezo todas as noites mas sempre que o faço, faço de coração, peço e agradeço por tudo que tenho. Não lembro Dele só nas dificuldades. Tenho minha consciência tranquila. Abandonei a Igreja porque não concordo com muitas coisas enraizadas não só nos religiosos, mas nas pessoas que a frequentam.

Não concordo com o fato de minha mãe não poder fazer a comunhão porque é separada. Ela não é menos católica do que muitas pessoas que estão ali na missa, ela só fez o que era melhor pra vida dela. Isso é errado? Deus a condena por isso? Não creio.

Também não concordo algumas coisas que hoje são consideradas pecado como o uso da pílula anticoncepcional, o sexo antes do casamento, a homossexualidade. Espero de coração que esses e outros tópicos façam parte da pauta de modernização do pensamento da igreja.

Mas o que mais me incomoda são as próprias pessoas. A política do “faça o que eu digo não faça o que eu faço” impera. Muitas delas não colocam em prática no dia a dia os mandamentos divinos mas, pelo simples fato de irem à missa todos os domingos se acham mais fiéis do que os outros. Conheço muitos católicos assim mas sei que não são todos, ok?

A cada ano que passa a igreja católica fica mais fraca, atrai cada vez menos fiéis e é colocada em cheque a cada escândalo envolvendo os homens de batina. Mas essa evasão não é culpa somente dos escândalos, vem da raiz dos pensamentos e/ou mandamentos católicos que pararam no tempo. Quando não se dá assistência, quando se proíbe isso ou aquilo, quando não se acompanha os tempos modernos, as pessoas procuram a palavra de Deus em outras fontes.


O meu desejo sincero é que com o novo Papa e a reforma da igreja os jovens (principalmente) voltem à igreja, voltem a acreditar em Deus, busquem a palavra de deus como orientação, voltem a ter fé. Eu sinto falta disso. É preciso acreditar em alguma coisa, é preciso ter fé para superar dificuldades e desafios e seguir adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário