domingo, 6 de maio de 2012

Diário de Viagem – Lições de Mrs. Tatik


É interessante quando a gente se depara com uma cultura totalmente diferente da nossa, onde tudo é motivo de surpresa e, às vezes, estranhamento. É uma experiência incrível poder compartilhar esse tipo de coisa, trocar experiências...

Aqui na casa onde moro, somos quatro pessoas, eu, uma suíça, um japonês e a dona da casa que é da Indonésia. Uma senhora no auge dos seus 60 e poucos anos, muito mais ativa do que muita gente que eu conheço e dona de um vasto conhecimento de mundo e de vida.


Dois meses foram suficientes para absorver algumas lições dessa pessoa incrível que recebe há mais de 30 anos estudantes dentro da sua própria casa e faz isso por livre e espontânea vontade (porque para ela isso não é só um negócio).

Mrs. Tatik é ‘muslim’, religião também conhecida como islamismo. Confesso que esse foi o primeiro choque quando pisei em Londres. Para mim nunca foi comum ver mulheres usando lenço na cabeça e ser recepcionada por uma me deixou sem saber o que fazer ou falar. Esse foi só o primeiro sinal de todas as surpresas que Londres reservava pra mim...

Na hora do jantar, todos nós sentamos à mesa juntos, conversamos, praticamos nosso inglês e ouvimos as histórias e lições de Mrs. Tatik...

“Não dependa de ninguém! Precisamos das pessoas para viver, mas não podemos depender delas porque um dia elas vão embora e quando dependemos delas, sofremos muito por isso!”

“Ajude os outros. Reserve um tempo da semana, organize-se. Isso é o que realmente traz felicidade e ninguém pode tirar isso de você! O dinheiro pode trazer felicidade, mas quando o dinheiro vai embora, a felicidade se vai também.”

“Não julgue ninguém pelas roupas que a pessoa usa, pelo carro que ela tem ou pela casa onde mora. Nunca sabemos as reais condições e podemos nos surpreender no futuro. Só quem pode julgar é Deus!”

“Coma salada, faça exercícios e cuida da sua saúde. Quando chegar nos 60 ou mais você vai lembrar disse e pode se arrepender de não ter feito mais por você mesmo.”

“Dedique-se a diversas atividades, dessa forma, quando uma estiver em crise, você tem outras coisas com que se preocupar e não corre o risco de duplicar a importância do problema.”

“Não gaste o seu dinheiro com coisas que você não precisa. A moda vai e vem, o que você é, é pra sempre. Busque isso!”

“NADA É IMPOSSÍVEL!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário