sexta-feira, 29 de maio de 2009

As pessoas passam...

Eu sempre tive facilidade para fazer amigos. Acho que devo isso ao fato de ter me mudado de cidade algumas vezes bem naquela época em que fazemos as amizades "pra vida toda".

A vida sempre é mais difícil para quem vai embora...
Quem fica continua a vida do mesmo jeito e só tem que se acostumar com a falta daquela pessoa que, rapidamente e inevitavelmente, será substituida por outra.
Já quem vai tem que se acostumar com uma cidade nova, uma escola nova, uma casa nova, vizinhos novos, colegas novos...

Por causa dessa vida meio nômade, não tenho amigas de infância. Acho que não seria capaz de reconhecer os colegas de primeira série se passassem por mim hoje. Os amigos da adolecência estão espalhados pelos quatro cantos do Brasil e alguns moram fora do país. Graças ao Orkut e ao MSN ainda consigo manter contato com alguns deles.

Sinceramente, eu sempre tive muitos problemas com toda essa situação de "encaixota e desencaixota" tudo, se esforça para conhecer pessoas em um lugar que tu não conhece e em um ano ou menos se despede da pessoa com um aperto no coração. Sim, porque no fundo, tu sabe que o reencontro (se acontecer) vai demorar...

Há algum tempo atrás eu estava diante de mais uma dessas situações de afastamento de alguém que eu gostava muito. Nesse dia uma amiga me disse uma coisa que me fez entender e superar tudo que eu passei e olhar de maneira diferente cada nova situação parecida que viesse dali para frente. "Gabi, tu tem que entender que as pessoas passam na nossa vida. A única coisa que podemos fazer é aprender a lidar com isso. O mundo não acaba quando alguém vai embora".

Ás vezes a separação, o afastamento, a distância, são inevitáveis. As pessoas mudam, as situações mudam e, às vezes, acontecem coisas que fogem do nosso controle. Vêm a faculdade, o trabalho, um amor, outro amor... Cada coisa nova que acontece faz com que tenhamos que escolher entre um caminho e outro. E cada decisão nos afasta de algumas pessoas e nos aproxima de outras...

O que temos que fazer é aprender a lidar com isso, entender que as pessoas passam na nossa vida com algum propósito e que cabe a nós descobrir qual é e tirar tudo de bom que pudermos de cada um.

Um comentário: