segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Livro de janeiro – A arte de fazer acontecer

Mais um dos compromissos que firmei comigo mesma para esse 2017 foi ler um livro por mês.

Em janeiro, terminei de ler um livro que comecei umas quatro vezes no ano passado e não consegui terminar porque, quando chegava em um determinado ponto do livro, era tomada por uma ansiedade inexplicável que fazia com que eu abandonasse o livro na cabeceira até me irritar e esconder ele em um canto qualquer da prateleira.

O livro em questão é “A arte de fazer acontecer” de David Allen. O livro traz estratégias muito simples para aumentar a sua produtividade e reduzir o estresse com tarefas inacabadas. Apesar de comigo ele ter tido o efeito contrário no início, o livro realmente apresenta estratégias possíveis de colocar em prática hoje mesmo. Basicamente, o método desenvolvido por Allen é composto por 5 etapas: coletar, processar, organizar, revisar e fazer. Muitas delas eu já utilizo no dia a dia graças a um blog que acompanho semanalmente (Vida Organizada – indico muito!).

No início o livro me causou ansiedade porque a minha vontade era parar a cada parágrafo para colocar em prática as dicas que ele dava e isso era praticamente impossível. Dessa vez prometi pra mim mesma que primeiro iria ler o livro todo para depois colocar as coisas em ordem. Não consegui cumprir o prometido totalmente e fui fazendo anotações durante a leitura que, de um jeito ou de outro, aliviavam o sentimento.

Aliás, a metodologia que ele ensina consiste basicamente em desocupar a sua mente de tudo para deixa-la livre para pensar no que realmente importa. Liberar espaço no seu HD deletando coisas sem importância ou que não podem ser resolvidas no momento em que aparecem. E pra esse esvaziamento da mente, vale tudo, anotar as coisas em uma agenda, post it, caderno, notebook, celular, enfim, o que estiver mais perto.

O mais importante é você montar o seu sistema de uma forma que fique usual pra você. Por exemplo, eu não sou muito fã de aplicativos e coisas muito tecnológicas, sou amante da boa e velha agenda de papel. Consegui aplicar todo o método dessa forma, mas cada um aplica na plataforma que quiser e isso é super legal.

Ah sim, um sistema para ser usual, deve ser revisado com uma certa frequência para funcionar, e essa frequência quem determina é você. Eu, como ando com a agenda pra cima e pra baixo, reviso sempre que sinto necessidade de aliviar a ansiedade das coisas que tenho pra fazer na semana (que não são poucas...).


Enfim, é um ótimo livro pra quem tem muitas coisas pra fazer, atividades, projetos, compromissos, etc, e precisa obter maior produtividade no dia a dia. 

Com certeza entra na lista dos livros para reler uma vez por ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário