Muitas coisas aconteceram esse ano. Muitas coisas boas e
muitas coisas ruins, como em todos os anos. Foi um ano de encerramento de
ciclos e construção de novos começos. 2016 foi um ano intenso, muito intenso...
Tanto para as coisas boas quanto para as ruins.
Muitas mudanças aconteceram (e ainda estão acontecendo,
porque se tem uma coisa que 2016 nos ensinou é que ele só termina depois da
meia noite de 31 de dezembro) e mudanças são sempre muito poderosas, fazem a
gente pensar na vida, no rumo que está seguindo e no que deseja para o futuro.
Ás vezes não temos muita opção, somos obrigados a mudar, outras vezes desejamos
a mudança e escolhemos fazê-la.
O fato é que todas elas sempre nos levam para caminhos
diferentes do que estávamos acostumados e sair da zona de conforto dá medo e
frio na barriga pelo simples fato de pisar em um terreno desconhecido para nós.
Mas é fato também que toda mudança vem carregada de coisas boas que precisamos perceber
e apreciar para tirar o melhor de cada uma delas.
O texto abaixo foi escrito por Amanda Areias e publicado no Livre
Blog. Ela sintetiza algumas lições que 2016 deu para todos nós e, por isso,
resolvi reproduzir aqui. Os grifos e destaques são meus.
24 coisas que 2016 me ensinou:
1. As pessoas são temporárias nas nossas vidas. Todas. E todas se vão exatamente no momento que deveriam ter ido. Não adianta chorar nem reclamar, se é o momento delas irem embora, elas vão.
2. Crescer, muitas vezes, significa se sentir sozinho. (Aprenda a ser feliz com a sua própria companhia e esse processo se tornará um pouco mais fácil)
3. As pessoas que você tem ao seu redor têm um impacto direto em como você se sente. Se elas não estão te fazendo bem, por que continuar ao lado delas?
4. Pessoas que você nunca imaginaria que sairiam da sua vida, na maioria das vezes saem. E não tem problema. (Reconhecer isso pode doer muito, mas não adianta, você na pode agarrar as pessoas pelos cabelos para ficarem ao seu lado. Aceita, chora se for preciso, respira e segue adiante)
5. A sua felicidade deve vir sempre em primeiro lugar. (SEMPRE! Se você não estiver bem não vai ter condições de ajudar ninguém e ainda corre o risco de ficar reclamando da vida)
6. Ajudar os outros te faz crescer como pessoa. (E como faz! Tem coisas que dinheiro nenhum no mundo compra e uma delas é a gratidão de alguém. Além de te fazer crescer, te faz feliz)
7. Você nunca conhece alguém tão bem quanto você pensa que conhece. E saber disso é o primeiro passo para não se decepcionar. (Nunca espere nada das pessoas, quanto menos expectativas você tiver, melhor pra você)
8. Os problemas do mundo não são seus pra você carregar nas costas. As injustiças do mundo não são culpa sua. Trabalhe para melhorá-los, mas não se culpe se não conseguir. (Esse eu ainda estou tentando aprender. Não tem coisa que deixe mais doente do que ver pessoas passando necessidade e não ter condições de ajudá-las)
9. As vezes você vai sentir falta de pessoas que te machucaram. Não tem problema. Isso significa que elas foram importantes na sua vida e que você soube amá-las.
10. Aprenda a perdoar.
11. Você vai crescer, e você vai se distanciar cada vez mais da pessoa que você já foi um dia. Certifique-se que você está se distanciando na direção certa.
12. 365 dias podem mudar muita coisa.
13. Lutar pelo o que você acredita vai te trazer muita dor de cabeça e muita decepção, mas é extremamente necessário. Não desista. (No final, quando você começar a ver os resultados vai ver que tudo valeu a pena)
14. Não se compare com os outros. A vida não deveria ser uma grande competição entre quem é mais bem sucedido, bonito ou popular. Cada pessoa tem seu brilho próprio. O sucesso de uma pessoa não significa o seu fracasso.
15. Gaste o dinheiro que você ganha com experiências, não com coisas materiais. (MANTRA! Só as experiências que você tem dizem quem você é e não as coisas que você compra)
16. Não ponha a sua felicidade nas mãos de outras pessoas. Elas vão derrubar. Elas sempre derrubam.
17. Aprenda a admitir que está errado, quando estiver. (O orgulho nunca levou ninguém a lugar nenhum)
18. Tente não se preocupar com o que os outros pensam de você. Se conseguir, me conte como.
19. SE IMPONHA. Não tolere o desrespeito e não tenha medo de dizer o que você pensa. (Aprenda a dizer não quando você achar que é necessário. É melhor magoar alguém com um não do que desrespeitar você mesmo)
20. Se informe antes de opinar sobre qualquer assunto. O mundo não precisa da sua opinião em todos os assuntos. (E lembre-se de checar as informações. Nem tudo que você lê as redes sociais é verdade)
21. Não importa o que você faça ou diga, as pessoas vão sempre acreditar no que elas querem acreditar.
22. Aprenda a escolher as suas batalhas. Existem coisas que simplesmente não valem a pena.
23. Não desista, tem sempre alguém se inspirando em você. (E isso é incrível! É muito legal quando alguém olha você e diz que te tem como exemplo. Faz valer a pena todo o esforço)
24. Comece hoje aquele projeto que você tem em mente, ou comece a aprender a tocar aquele instrumento que você sempre quis, ou aquele idioma que você sempre quis falar, ou comece hoje a juntar dinheiro pra aquela viagem que você sempre quis fazer. Daqui a um ano você vai desejar ter começado agora.
Feliz 2017!
Nenhum comentário:
Postar um comentário